ANDRAGOGIA, UM APRENDIZADO NOVO. Nunca é tarde para aprender.
O ser humano quando chega na fase adulta, carrega consigo muitas experiências, dentre elas, frustrações, traumas e muitos ainda trazem um arrependimento por não ter aprofundado seus conhecimentos teóricos durante a idade “certa”. Sentem-se impotentes perante o tempo que acham já ter passado e não veem uma forma de conseguir aprender algo novo, adquirir novos conhecimentos. A andragogia traz a ideia de renovar estas expectativas!👍
Num
tempo em que as tecnologias chegam inovando os aprendizados e as formas de se
aprender, os adultos muitas vezes sentem-se incapazes de estarem conectados com
esta tecnologia💻, têm medo de não conseguirem, de serem taxados pelos mais novos
e mesmo não aprenderem depois de várias tentativas, assim acham que estarão
incomodando ou perdendo tempo dos que tentam ensiná-los.
O
que seria a Andragogia❓
Atualmente,
entende-se por Andragogia, a ajuda direcionada aos adultos que querem e
precisam aprender, tendo como característica o compartilhamento da
responsabilidade entre professor e aluno (DeAquino, 2007, p. 11).
Direito constitucional garantido
Conforme o artigo 205 da Constituição Federal Brasileira cita, a educação,
é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada
com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu
preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Sendo
assim, o objetivo de desenvolvimento pleno da pessoa pode ser abrangido a
qualquer idade, neste caso, cito aquele adulto que deixou de obter
conhecimentos durante a vida, mas num dado momento necessita aprender, para
atualizar-se perante as novas tecnologias ou para sentir-se qualificado para o
trabalho ou até mesmo para sentir-se útil em poder ajudar quando necessário.
Parcerias necessárias
Para desenvolver a educação de adultos é exigida
uma ação de parceria entre os poderes públicos em diferentes setores, as
organizações intergovernamentais e não governamentais, os empregadores e os
sindicatos, as universidades e os centros de pesquisa, os meios de comunicação,
as associações e os movimentos comunitários, os facilitadores da educação de
adultos e os próprios aprendizes (UNESCO, 1999, p. 28). Então, o adulto deve
ser sujeito ativo em sua própria aprendizagem.
Quem ensina o adulto❓
Para que esta aprendizagem seja significativa,
ela tem que manter um padrão de qualidade, com profissionais especializados e
capacitados a trabalhar com este público adulto que exige paciência,
determinação e empatia, a todo tempo, o tempo todo.
O estudo da andragogia pode ser feito com base
em dez pressupostos que facilitam e orientam a aprendizagem entre adultos, de
acordo com Rocha (2012, p.1). São eles: autonomia, humildade, iniciativa,
dúvida, mudança de rumo, contextos, experiência de vida, busca, objetividade e
valor agregado.
Considerações
finais
Portanto,
a andragogia vem para ajudar e facilitar o aprendizado dos adultos, desde a
alfabetização até o aprendizado das novas tecnologias e de tudo que o adulto
pretende aprender e levar para o mercado de trabalho, em suas relações pessoais
e sociais e para sua vida. Saber como lidar com as dificuldades do aprender no
adulto e auxiliá-lo a superar estas dificuldades, utilizando a andragogia para
o ensino deste público se torna essencial para que ele seja parte ativa de seu
aprendizado e tenha orgulho de conseguir inserir-se no mundo digital e poder
transformar o seu mundo real.
Referências Bibliográficas
BRASIL, CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE
1988. 1988. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>.
Acesso em: 20 jan. 2022.
DEAQUINO, Carlos Tasso Eira. Como aprender: andragogia e
habilidades de aprendizagem. 1 ed. São Paulo: Pearson Prentice
Hall, 2007.
QUIRINO, Gabriel Manganaro Ramos. Andragogia: A Arte e a
Ciência de Fazer o Adulto a Aprender. Revista Científica
Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 02, Ano 02, Vol. 01. pp
159-183, maio de 2017. ISSN:2448-0959
ROCHA, Enilton Ferreira. Os dez pressupostos andragógicos
da aprendizagem do adulto: um olhar diferenciado na educação do adulto. 2012.
Disponível em:
<http://www.abed.org.br/arquivos/os_10_pressupostos_andragogicos_ENILTON.pdf>.
Acesso em: 24 jan. 2022.
UNESCO. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições
da prática. Brasília: UNESCO, 2008. Disponível em:
<http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001626/162640por.pdf>. Acesso em:
22 jan. 2022.
Muito bom seu artigo! Interessante essa tema,e realmente nunca é tarde para estudar. Parabéns!!!
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