ANDRAGOGIA, UM APRENDIZADO NOVO. Nunca é tarde para aprender.



O ser humano quando chega na fase adulta, carrega consigo muitas experiências, dentre elas, frustrações, traumas e muitos ainda trazem um arrependimento por não ter aprofundado seus conhecimentos teóricos durante a idade “certa”. Sentem-se impotentes perante o tempo que acham já ter passado e não veem uma forma de conseguir aprender algo novo, adquirir novos conhecimentos. A andragogia traz a ideia de renovar estas expectativas!👍

Num tempo em que as tecnologias chegam inovando os aprendizados e as formas de se aprender, os adultos muitas vezes sentem-se incapazes de estarem conectados com esta tecnologia💻, têm medo de não conseguirem, de serem taxados pelos mais novos e mesmo não aprenderem depois de várias tentativas, assim acham que estarão incomodando ou perdendo tempo dos que tentam ensiná-los.

O que seria a Andragogia❓

Atualmente, entende-se por Andragogia, a ajuda direcionada aos adultos que querem e precisam aprender, tendo como característica o compartilhamento da responsabilidade entre professor e aluno (DeAquino, 2007, p. 11).

Direito constitucional garantido

Conforme o artigo 205 da Constituição Federal Brasileira cita, educação, é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Sendo assim, o objetivo de desenvolvimento pleno da pessoa pode ser abrangido a qualquer idade, neste caso, cito aquele adulto que deixou de obter conhecimentos durante a vida, mas num dado momento necessita aprender, para atualizar-se perante as novas tecnologias ou para sentir-se qualificado para o trabalho ou até mesmo para sentir-se útil em poder ajudar quando necessário.

Parcerias necessárias

Para desenvolver a educação de adultos é exigida uma ação de parceria entre os poderes públicos em diferentes setores, as organizações intergovernamentais e não governamentais, os empregadores e os sindicatos, as universidades e os centros de pesquisa, os meios de comunicação, as associações e os movimentos comunitários, os facilitadores da educação de adultos e os próprios aprendizes (UNESCO, 1999, p. 28). Então, o adulto deve ser sujeito ativo em sua própria aprendizagem.

Quem ensina o adulto❓

Para que esta aprendizagem seja significativa, ela tem que manter um padrão de qualidade, com profissionais especializados e capacitados a trabalhar com este público adulto que exige paciência, determinação e empatia, a todo tempo, o tempo todo.

O estudo da andragogia pode ser feito com base em dez pressupostos que facilitam e orientam a aprendizagem entre adultos, de acordo com Rocha (2012, p.1). São eles: autonomia, humildade, iniciativa, dúvida, mudança de rumo, contextos, experiência de vida, busca, objetividade e valor agregado.

Considerações finais

Portanto, a andragogia vem para ajudar e facilitar o aprendizado dos adultos, desde a alfabetização até o aprendizado das novas tecnologias e de tudo que o adulto pretende aprender e levar para o mercado de trabalho, em suas relações pessoais e sociais e para sua vida. Saber como lidar com as dificuldades do aprender no adulto e auxiliá-lo a superar estas dificuldades, utilizando a andragogia para o ensino deste público se torna essencial para que ele seja parte ativa de seu aprendizado e tenha orgulho de conseguir inserir-se no mundo digital e poder transformar o seu mundo real.

Referências Bibliográficas

BRASIL, CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 20 jan. 2022.

DEAQUINO, Carlos Tasso Eira. Como aprender: andragogia e habilidades de aprendizagem. 1 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

QUIRINO, Gabriel Manganaro Ramos. Andragogia: A Arte e a Ciência de Fazer o Adulto a Aprender. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 02, Ano 02, Vol. 01. pp 159-183, maio de 2017. ISSN:2448-0959

ROCHA, Enilton Ferreira. Os dez pressupostos andragógicos da aprendizagem do adulto: um olhar diferenciado na educação do adulto. 2012. Disponível em: <http://www.abed.org.br/arquivos/os_10_pressupostos_andragogicos_ENILTON.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2022.

UNESCO. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: UNESCO, 2008. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001626/162640por.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2022.

Comentários

  1. Muito bom seu artigo! Interessante essa tema,e realmente nunca é tarde para estudar. Parabéns!!!

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